O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (31), no auditório do IPEA, em Brasília, os resultados de um bloco inédito da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e Estaduais (ESTADIC) 2024. O estudo, que analisa a estrutura político-institucional dos governos estaduais e municipais voltada para a promoção da igualdade racial, representa uma novidade na pesquisa realizada pelo instituto.
A coletiva pública teve início com a mesa A importância das Pesquisas MUNIC/ESTADIC e a inserção do Bloco de Igualdade Racial após mais de vinte anos da existência das pesquisas, a Secretária Executiva Adjunta do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Bárbara Souza Bárbara Souza, o Presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a Presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Luciana Mendes Santos, a Secretária Substituta da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SENAPIR/MIR), Luana Vieira, a Diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação (DAMGI/SENAPIR/MIR),Tatiana Dias, e o Diretor de Pesquisas (DPE/IBGE), Gustavo Junger da Silva.
Marcio Pochmann, Presidente do IBGE, falou sobre a importância da atualização dos blocos de informação nas pesquisas MUNIC e ESTADIC e reforçou o papel do Instituto na produção de dados estratégicos para a formulação de políticas públicas.
“Essa pesquisa é de fundamental importância e trata sobre como os municípios e estados brasileiros veem os problemas e se posicionam. A presença dessa mesa significa um trabalho de descentralização das informações (…) nós não fazemos pesquisas acadêmicas de natureza meramente descritiva, mas que estão vinculadas à necessidade da realização de políticas públicas com base na realidade observada”, afirmou.





