Mais Brasil

RIO GRANDE DO SUL: ESTRAGOS DA CHUVA SÃO PIORES DO QUE SE IMAGINA; QUATRO BARRAGENS CORREM RISCO DE ROMPIMENTO E MAIS DE 350 MIL PESSOAS FORAM AFETADAS

O Rio Grande do Sul tem quatro barragens em situação de emergência, apresentando risco de rompimento, segundo o governo do estado. A situação foi atualizada no início da tarde desta sexta-feira (3). Veja abaixo.

Ao todo, 37 pessoas morreram em razão dos temporais no estado. São 74 feridos e 74 desaparecidos. Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil, 31,5 mil pessoas estão fora de casa, sendo 7.949 pessoas em abrigos e 23.598 desalojados (na casa de familiares ou amigos).

Dos 496 municípios do estado, 235 registraram algum tipo de problema, afetando 351,6 mil pessoas.

As barragens em nível de emergência têm risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas. As com maior risco ficam em Cotiporã, Bento Gonçalves, Canela e São Martinho da Serra.

A barragem 14 de Julho se rompeu parcialmente na tarde de quinta (2). A Defesa Civil estadual emitiu alerta e determinou a evacuação de comunidades em sete cidades.

A barragem do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves, sofreu erosão da margem direita. Ao todo, 50 famílias estão sendo retiradas da região. Já na barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra, houve a necessidade de evacuação da população potencialmente atingida.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *