Um adolescente foi espancado por um aluno dentro do Colégio Integral, no bairro da Pituba, em Salvador Bahia, na terça-feira (7). O suspeito da agressão e a vítima são estudantes da escola.
De acordo informações do Colégio Integral, o jovem que foi vítima das agressões é aluno do 6° ano, enquanto o apontado como autor estuda no 8° ano. O adolescente suspeito de agredir o colega foi suspenso até a averiguação total do caso pelos órgãos competentes, segundo a escola.
Já o aluno agredido foi socorrido e levado para um hospital. O Colégio Integral informou que ele está bem, lúcido e em observação para ter alta médica.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil, que informou que não consta ocorrência sobre o caso nesta terça-feira (7), na Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca). No entanto, ressaltou que, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, não detalha ocorrências com adolescente autor ou vítima.
O Colégio Integral informou que vai dar entrada no Ministério Público da Bahia (MP-BA) e no Conselho Tutelar.
No mês passado, o Eu Te Explico, podcast do g1 Bahia, discutiu o aumento dos casos de violência nas unidades de ensino. Nos primeiros meses deste ano, viralizaram nas redes sociais vídeos de brigas em escolas nos bairros da Ribeira, Mussurunga, Cabula e Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário, em Salvador. Além disso, foram registradas ocorrências de ameaças que assustaram toda comunidade escolar.
Confira abaixo a nota do Colégio Integral na íntegra:
A transparência e o compromisso com a verdade sempre foram e serão os pilares da nossa Instituição. Deste modo, a Direção do Colégio Integral repudia veementemente o ocorrido hoje, por respeitar os valores humanos e acreditar que o diálogo e o bom senso são os melhores caminhos para a resolução de conflitos.
Estamos, de imediato, tomando providências cabíveis e legais para total apuração dos fatos, bem como as punições adequadas que fizerem necessárias.
Estivemos em contato com o aluno do 6° ano e respectiva família, acompanhando desde o início e dando apoio permanente. O Integral, nos seus 37 anos de existência, sempre se comprometeu com a verdade e com a justiça, independentemente de quem seja.
Agradecemos as mensagens de apoio, confiança e solidariedade das famílias, ao tempo em que pedimos sensibilidade e equilíbrio nas abordagens e comentários desta questão.
G1