Principalmente quem mora em Nazaré de Jacuípe no Município de São Sebastião do Passé, nas cidades de terra Nova e Teodoro Sampaio, estão sendo perseguidos pela Via Bahia, concessionária que administra a BR 324. Estes moradores que necessariamente precisam trafegar pela BA 515 para ir voltar de Salvador, agora para acessar a BR no sentido capital, têm que se deslocar 15 km a partir da saída, até Amélia Rodrigues, adicionando 30 km e dois pedágios na viagem. A Via Bahia resolveu interditar o retorno que sempre existiu na saída da BA 515, local conhecido como Variante ou Entrada de Terra Nova, próximo ao distrito de Nazaré do Jacuípe.
Encurralados com a situação, moradores destes locais, apelaram para o último recurso depois de vários pedidos. Na tarde desta quarta-feira, 13, fizeram um protesto no trecho citado, queimando pneus na pista, na tentativa de serem ouvidos. Há mais de uma década ganhado dinheiro sem fazer as estradas, a exploradora está tentando recuperar de alguma forma, as batalhas que vem perdendo em relação ao descumprimento do contrato.
Se a via Bahia não se orientar, a próxima queima de pneus pode ser no pedágio, e a fumaça vai obrigar os funcionários a se retirarem dos postos, e desta forma as cancelas serão abertas ao motoristas, que vão passar sem pagar, uma vez que não existirá alguém fazendo a cobrança nos guichês