Mais Bahia

GOVERNO DA BAHIA ABRE MAIS DE 2,1 MIL VAGAS DE TRABALHO

O governador Rui Costa autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Educação do Estado (SEC). A autorização está publicada no Diário Oficial do Estado, edição desta quarta-feira (2). Serão oferecidas 1.806 vagas para professores de Ensino Médio e 307 vagas para coordenadores pedagógicos que deverão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs).

A realização do concurso visa alocar docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional. Nesse sentido, a previsão é de que sejam contratados professores dos principais componentes curriculares do Ensino Médio, a exemplo de História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia, que irão atuar com uma carga horária de 40 horas semanais.

Também com carga horária de 40 horas, os coordenadores pedagógicos irão suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados onde haja oferta de Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. Além disso, estão previstas 27 vagas especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, disse que o concurso valoriza a carreira do magistério público estadual e amplia a qualidade da Educação. “Com este novo concurso, iremos suprir a demanda por provimento de professores e ampliar o quadro de coordenadores pedagógicos. Isto também significa valorizar a carreira e qualificar ainda mais a nossa rede, porque teremos professores e coordenadores do quadro efetivo do magistério público estadual”, afirmou.

SECULT

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado que visa a contratação, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), de 28 técnicos de Nível Superior para atuarem como Representantes Territoriais da Cultura (RTC’s) nos territórios de identidade do estado. A contratação terá prazo determinado de 36 meses, com possibilidade de renovação, e os interessados devem se inscrever a partir do dia 7 até o dia 18 de março pelo site www.selecao.ba.gov.br.

A função do Representante Territorial da Cultura foi instituída pela Lei Orgânica da Cultura da Bahia, nº 12.365, com a finalidade de articular os segmentos culturais entre os municípios e ser interlocutor direto entre os territórios de identidade e a SecultBA. Os RTC’s possuem papel fundamental no fortalecimento dos sistemas municipais e estadual de cultura.

A jornada de trabalho do RTC é de 40 horas semanais e remuneração de R$ 3.203,34 (três mil duzentos e três reais e trinta e quatro centavos). Para mais informações e dúvidas sobre o edital, os candidatos devem entrar em contato pelo e-mail selecaortc2022@cultura.ba.gov.br.

Quem pode participar – Pessoas a partir de 18 anos de idade, com nível superior completo nas seguintes áreas: História, Ciências Sociais; Comunicação com habilidades em produção cultural, bacharelado interdisciplinar em Humanidades; bacharelado interdisciplinar em Artes; licenciaturas ou bacharelados em Teatro, Dança, Música e Artes Visuais.

O candidato deve ainda estar quite com as obrigações eleitorais e militares (no caso de candidatos do sexo masculino), não exercer outro cargo na administração pública, não possuir registro de antecedentes criminais e possuir e comprovar documentalmente ter residência fixa em município de atuação do território para o qual se inscreveu. Além disso, não poderão ser contratados candidatos que já tiveram 72 meses de contrato REDA com o Poder Executivo do Estado.

Inscrições – Para se inscrever o candidato deve preencher formulário online disponível pelo site www.selecao.ba.gov.br entre os dias 7 e 18 de março de 2022. A inscrição é gratuita e deve ser realizada, exclusivamente, via internet. Os candidatos que queiram concorrer às vagas reservados a negros e pessoas com deficiência devem estar atentos aos critérios descritos no edital.

Processo seletivo – O processo será realizado em apenas uma etapa: a análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório. E visa aferir o perfil do candidato a partir do nível de escolaridade, conhecimentos específicos e experiência profissional desempenhada nos municípios do território de identidade para o qual o candidato concorre.

Conforme cronograma (ANEXO I), o período para envio da documentação comprobatória será de 04/04/2022 a 08/04/2022, exclusivamente via SEDEX ou presencialmente no Protocolo da SECULT/BA (Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro, CEP 40.020-010 – Salvador – Bahia), de segunda-feira à sexta-feira, das 8h30min às 17h30min, com a referência: Avaliação Curricular/Processo Seletivo Simplificado 001/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *