Projeto Escola vai à Câmara é reiniciado com a visita da Apae nesta sexta-feira (02). As portas da Casa Legislativa são abertas com objetivo de aproximar o Poder Legislativo e a sociedade franciscana. As atividades foram abrilhantadas com a visitação especial do grupo de 40 estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- Apae São Francisco do Conde.
O passeio pelo “Corredor da História”, a visitação à secretária, à biblioteca, aos salões e aos gabinetes foram enriquecidos pela narrativa histórica do Diretor Administrativo, José Raimundo Fonseca, que fez questão de contribuir recitando de poemas em homenagem a cidade e a Câmara. No Plenário foram exibidos vídeos educativos e os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e contribuições. De acordo com Fonseca, o propósito do projeto é trazer os estudantes para conhecerem como funcionam os trabalhos na Casa e a história da Câmara. “Reiniciar o projeto com os estudantes da Apae é uma forma de inclusão, uma vez que a câmara está aberta para todos”. Reforçou Fonseca.
O estudante Anselmo de Jesus, 32 anos, falou da alegria em fazer a visita técnica, também como parte do curso profissionalizante APÃES, que está no modulo de Administração Básica. Segundo ele, aprendeu mais sobre o município e a Câmara. “Saber que lá na frente poderei mostrar ao meu filho que nasceu agora, a história do povo de São Francisco do Conde é muito importante”. Disse.
Para a fundadora e gestora social da instituição, Eliana Maria Silva Rosa, a visitação é um passo para inclusão, promoção da participação política, assim como o desenvolvimento social dos alunos que são continuamente motivados a ter autonomia.
No fim da atividade todos receberam a cartilha “Escola na Câmara” que explica sobre importância do Poder Legislativo e seu funcionamento.