A Bahia registra, nesta segunda-feira (10), 12 casos de pessoas infectadas com a Covid-19 pela variante ômicron. Ao todo, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) sequenciou 96 amostras, coletadas no mês de dezembro.
Os 12 casos representam um percentual de 12,5% do total de casos sequenciados. Os registros da ômicron aconteceram em pacientes residentes em Camaçari, Madre de Deus e São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador, na própria capital e em Guanambi e Seabra, .
De acordo com o Lacen-BA, os pacientes são sete homens e cinco mulheres, sendo o mais novo de 14 anos e o mais velho com 41 anos. O maior número dos casos é na capital baiana: sete. Destes, apenas um é morador de Salvador, sendo os demais tripulantes de navios.
O Lacen-BA não detalhou se esses tripulantes estavam no Costa Diadema, que ficou atracado no porto de Salvador após 68 testarem positivo para Covid-19, no dia 31 de dezembro. Na época, cerca de 4 mil pessoas ficaram em quarentena dentro da embarcação.
Além disso, em 81 amostras sequenciadas, foram registradas a contaminação pela variante delta. Em outros três casos não foi possível realizar a análise.