Uma mulher foi presa, na manhã desta sexta-feira (19), suspeita de extorquir donos de lojas na Avenida Vasco da Gama, uma das principais de Salvador. Segundo comerciantes, traficantes do bairro da Federação estariam exigindo o pagamento de uma taxa mensal com a justificativa de garantir a segurança da região.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a suspeita foi flagrada por agentes da 41ª Companhia Independente (CIPM), próxima dos estabelecimentos e levada à 7ª delegacia, localizada no bairro do Rio Vermelho.
Equipes da 41ª CIPM apresentaram a suspeita na 7ª Delegacia Territorial (DT/Rio Vermelho).
Os comerciantes usaram as redes sociais para relatar o clima de insegurança – o que fez com que a PM reforçasse o policiamento na região durante a quinta-feira (18) e esta sexta (19).
“Estou fechando a loja devido ao acontecido. O ladrão mandou um recado hoje, por chamada de vídeo, dizendo que se não pagasse, ia passar um homem aqui para cobrar”, disse.
Segundo os trabalhadores, que não quiseram divulgar seus nomes, o valor exigido varia de acordo com o tipo de comércio e com a localização. As ameaças chegam através de pedaços de papel e também através das redes sociais.
Ainda na quinta, a Polícia Civil informou que outra mulher suspeita de fazer as cobranças aos comerciantes foi identificada e prestou depoimento.
Uma irmã de dois suspeitos de tráfico de drogas chegou a ser detida, ouvida e liberada. Ela é a dona da linha telefônica citada no bilhete dos criminosos.
Ao receber esse tipo de cobrança, a PM orienta que os comerciantes:
Procurem a PM através de 181;
Não realizem nenhum tipo de pagamento;
Procurem as delegacias especializadas para o registro do caso.
Fonte: g1