O Carnaval da Bahia deu seu pontapé inicial na tarde da quinta-feira (8) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) entrou na folia para cuidar dos baianos desde cedo. Na estreia da folia, até às 6h da manhã desta sexta-feira (9), houve um total de sete ocorrências médicas nos circuitos, sendo três no Circuito Dodô, duas na Praça Castro Alves, uma no Circuito Osmar e uma no Pelourinho.
Para o Carnaval 2024, o Governo da Bahia investiu R$ 3,7 milhões em reforço nos plantões de assistência em unidades de saúde, testagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST) nos estandes no Circuito Dodô, em Salvador, e distribuição de preservativos, entre outras ações.
“Nosso desejo é de que as pessoas possam curtir o Carnaval com tranquilidade, saúde e se prevenindo. Mas, se precisarem de assistência, o Governo da Bahia estará pronto para dar todo o suporte para os foliões”, afirma a secretária da Saúde, Roberta Santana.
Os estandes ficam abertos das 16h às 2h. Nesta sexta-feira, o posto localizado na Passarela do Descobrimento, em Porto Seguro, será inaugurado.
Testagem de IST
Nos dois estandes montados no Circuito Dodô, na Av. Centenário (Barra) e na Av. Milton Santos (Ondina), até 2h da manhã da sexta-feira, foram 984 exames de IST realizados. Ao todo, 31 deram positivo, sendo 25 para sífilis, cinco para HIV e um para hepatite C. Não houve casos positivos de hepatite B. A maioria dos pacientes se identificou como homem cisgênero (135) e tinha entre 20 e 29 anos (107).
Quem testou positivo passou por uma orientação e já saiu do estande com consulta marcada. Já os pacientes que tiveram resultado positivo para sífilis, tinham a possibilidade, caso desejado, de já iniciar o tratamento no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil). Ao todo, 15 pacientes optaram por receber o medicamento.
Além de realizarem os testes de IST, as equipes da Sesab distribuíram 129.600 preservativos no primeiro dia de Carnaval, divididos entre disponibilizados nos estandes e distribuídos em ações nos circuitos e em pontos turísticos.
Violência contra a mulher
O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual, localizado no Hospital da Mulher, em Salvador, que acolhe mulheres, adolescentes e trans a partir de 12 anos expostas a situações de abusos e violência sexual não registrou ocorrências provenientes do circuito da festa no primeiro dia. O serviço multiprofissional está em funcionamento durante 24 horas, em todos os dias do Carnaval.
Hemoba
Nas unidades fixas e móveis do Hemoba, ao todo, 562 pessoas compareceram para doação de sangue, sendo 429 bolsas coletadas. Houve ainda cinco cadastros para doação de Medula Óssea.
Inspeções
A Corregedoria da Sesab inspecionou 11 unidades de saúde na quinta-feira de Carnaval. Ao todo, foram 835 inspecionados e 64 profissionais foram notificados por não comparecerem ao plantão ou realizarem troca sem aviso prévio. Foram visitados o Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral Ernesto Simões Filho, o Hospital do Subúrbio, o Hospital Geral Roberto Santos, a Central de Regulação, as Unidades de Emergência de São Caetano, Pirajá e Curuzu, o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) e as maternidades Tsylla Balbino e Albert Sabin.
Fonte: Ascom/Sesab