O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, autorizou nesta segunda-feira (18) o processo licitatório de abertura de um concurso com 287 vagas para policiais penais.
O documento foi assinado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a presença de representantes da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e da Secretaria da Administração (Saeb), que vão administrar o processo.
Com a liberação, serão definidos os cronogramas do concurso, conteúdo das provas e previsão para convocação dos aprovados. A expectativa é de que os agentes iniciem as atividades até dezembro de 2024. Eles deverão atender as 28 unidades prisionais do estado.
Segundo o governador, o concurso é parte do projeto de qualificação do sistema prisional, através não só de investimentos nos equipamentos, como do aumento de efetivo para atender às necessidades dos presídios em todo o estado.
“Essa agenda é um compromisso com o nosso programa de governo. Vamos aumentar a qualidade e o efetivo do sistema prisional, para fortalecer o processo de segurança pública. Então, é um investimento em revitalização, com modernização dos presídios, como fizemos com as delegacias e os pelotões. É fundamental que, além de equipamentos e armas, tenhamos mais profissionais atuando”, avaliou Jerônimo Rodrigues.
No dia 5 de dezembro, foi anunciado um investimento de cerca de R$ 7,2 milhões para modernização do sistema prisional do estado.
De acordo com o Governo, foram entregues 75 carabinas Taurus.40; 140 espingardas CBC calibre 12, cano 14 polegadas com coronha retrátil; 2000 espargidores MAX RJC (ou spray de pimenta); 800 coletes balísticos tipo 3A; aeronave remotamente pilotada; caminhonete; 122.000 munições operacionais de alto impacto; 150 detectores de metais tipo raquete e 50 do tipo banquetas; além de fardamento.
Fonte: