Subiu para 16 o número de suspeitos presos durante a Operação Saigon, que aconteceu em Salvador e Feira nesta sexta-feira (22). A informação foi obtida através da assessoria da Polícia Civil da Bahia (PC-BA). No total, a ação, que busca combater um grupo criminoso que atua na região de Águas Claras e tem envolvimento em mais de 30 homicídios, segundo a polícia, localizou 22 suspeitos. Seis deles foram mortos.
De acordo com a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, essa já é a quinta operação realizada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em 2023. “A Operação Saigon é fruto de uma investigação de mais de um ano, que nos levou a uma organização criminosa que também traficava drogas na região. Com base nos depoimentos recolhidos, nós pedimos ao Judiciário e foram decretados os mandados de prisão e de busca e apreensão”, destacou.
Segundo a polícia, as seis pessoas que morreram resistiram à prisão. Feridos, chegaram a ser socorridos para o hospital, mas não sobreviveram.
Todos os custodiados foram encaminhados para a sede do DHPP onde ficarão à disposição do Poder Judiciário. Um dos mandados de prisão foi cumprido no Sistema Prisional contra um homicida.
A operação também apreendeu armas, drogas e dinheiro. A quantidade e tipo de drogas não foram informados pela Polícia Civil. Todo material apreendido será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A Operação Saigon, liderada pelo DHPP, também contou com o apoio da Superintendência Inteligência da SSP, Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), Departamento de Inteligência Policial (DIP), Departamento Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), diversas unidades da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: Correio da Bahia