A Bahia não recebe lotes com imunizantes da covid-19 para crianças desde novembro de 2022. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Ministério da Saúde (MS) enviou a última remessa da Pfizer Baby em 10 de novembro, da Pfizer Pediátrica em 21 de novembro e da Coronavac em 29 de setembro. “A maioria dos municípios está com estoques críticos desses imunizantes, mesmo com a baixa adesão do público-alvo”, diz a pasta estadual. Pelo menos Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Candeias, Vitória da Conquista e Barreiras suspenderam a vacinação para parte do público infantil. Na capital, a partir desta quarta-feira (04) a vacinação contra covid-19 com o imunizante Pfizer Baby para crianças entre 6 meses e menores de 3 anos de idade está suspensa temporariamente. Na última segunda-feira (2) a Secretaria Municipal da Saúde já havia anunciado a suspensão da imunização dos pequenos entre 5 e 11 anos.
A Sesab informa que solicitou novas remessas e espera obter as vacinas pediátricas até a segunda quinzena de janeiro. Apesar da sinalização para envio de mais doses, o órgão federal ainda não confirmou a data de entrega e informou que a remessa será feita nas próximas semanas, sem detalhar quando. O MS garante que distribui as doses da vacina conforme solicitação de cada estado.
Ao todo, a Bahia recebeu 1.747.300 doses da Pfizer Pediátrica, que atende crianças de 5 a 11 anos. O público estimado é igual a 1.476.908, conforme mostra o acompanhamento da cobertura vacinal da Sesab. Apesar das doses atenderem por completo a faixa etária para primeira imunização, a vacina precisa de reforço, fazendo com que a remessa não atenda ao número necessário para completar o plano de imunização. Já a única remessa da Pfizer Baby (de 6 meses a 2 anos de idade) trouxe 70 mil doses e, de 488.967 crianças esperadas para imunização, apenas 7.991 (1,63%) tomaram a vacina. A reportagem solicitou o número de doses da Coronavac destinada ao público infantil, no entanto não recebeu essa informação da Sesab até o fechamento da matéria.
Salvador recebeu 188.520 doses da Pfizer Pediátrica, sendo que o último repasse foi em 30 de novembro (1.000 doses). Já da Coronavac foram destinadas a Salvador 1.691.949 doses do imunizante (público geral), sendo o último repasse foi dia 22 de novembro (9.060 doses). Na capital baiana, 20.117 crianças de idades entre 5 a 11 anos estão habilitadas e não vacinadas com a primeira dose e outras 47 mil estão habilitadas e não vacinadas com a segunda dose. Ao se tratar de crianças entre 3 e 4 anos de idade, 31.691 estão habilitadas e não vacinadas com a primeira dose – não há dados ainda sobre a segunda dose, nessa faixa etária. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde.