Mais RMS Política

AO TOMAR POSSE, PRESIDENTE DA CÂMARA DE CANDEIAS, VALDIR CRUZ REALIZOU SESSÃO EXTRAORDINÁRIA EM SEGUIDA

Após meses sem ter sessão ordinária ou extraordinário na Câmara de Vereadores de Candeias, na região metropolitana de Salvador (RMS), o Poder Legislativo – agora sob a direção do empossado presidente Valdir Cruz (REPUBLICANOS) -, realizou não somente a cerimônia de posse do novo gestor, mas uma sessão extraordinária, com direito a quebra de interstício, para que a Lei Orçamentária do Município (LOA), pudesse ser votada pelos edis.

O projeto que tramitava na Casa há meses, estava engavetada pelo antigo presidente, em retaliação ao poder executivo, o qual também é oposição ao prefeito Drº Pitágoras (PP). A LOA foi votada por 16 votos a favor e uma ausência (vereador e ex-presidente Silvio Correia), dando autorização ao município trabalhar no ano de 2023 baseado no valor de pouco mais de R$ 500 milhões de reais, com liberação de 100% de remanejamento. Votaram a favor da LOA os vereadores: Diego Maia, Kal de Bené, Pastor Adailton Sales, Irmão Valmir, Amiga Jú, Ivan do Prateado, Gil Soares, Rosana de Bobó, Tânia Batista, Jorge da JM, Rita Loira, Val Enfermeiro, Robinho, Alcione Cica, Ró Salomão e Valdir Cruz (presidente). Além dos citados, participaram da sessão solene, ex-vereadores, líderes políticos, autoridades religiosas, militares, familiares dos vereadores, imprensa local e sociedade civil organizada.

Posse do novo Presidente

O vereador de três mandatos Valdir Cruz foi empossado presidente na manhã deste domingo (1º), para os biênios 2023/2024. Além dele, tomaram posse a vice-presidente, Rosângela Salomão (Podemos), o primeiro secretário, Robson Miranda (Avante) e segundo secretário Nairvaldo Santana (PP), que integram a Mesa Diretoria para o mesmo período.

Os atos da solenidade começam às 5h com Alvorada e se estendem até às 11h30 na sede da Câmara Municipal, no Bairro do Ouro Negro, cumprindo todos os ritos exigidos no Regimento Interno da Casa.

Em seu pronunciamento, Valdir Cruz afirmou que vai atuar como chefe do Legislativo Municipal levando em consideração os valores da Casa, mantendo um ambiente harmônico entre os poderes e aproximando a Câmara da sociedade. “O diálogo é a base de tudo e precisamos mostrar o trabalho dos vereadores, pois tudo começa por aqui. Vamos fazer um mandato ouvindo todas as partes, inclusive à população para que possamos retribuir com o município por meio de projetos e ações de relevância para nosso povo”, garantiu.

 

Atribuições da Mesa Diretora

A Mesa Diretora da Câmara tem como funções a criação e votação de leis municipais, da proposta do orçamento anual da casa e a emissão de parecer sobre os projetos que proponham alteração do Regimento Interno.

Além disso, os componentes da mesa também são responsáveis por criar, mudar ou extinguir cargos do quadro funcional da Câmara e a concessão de autorização para o prefeito em exercício se ausentar do Município de São Luís.

Valdir Cruz

Candeense, Valdir Cruz é casado com a Sra. Lorena, pai de 3 filhos (Viviane, 22, Fernanda, 12, Júnior, 6), e filho do servidor público do Estado, Lourival Cruz (Val) e de D. Hilda Cruz (exemplos que segue). Estudante de Administração é uma liderança do importante Distrito de Passagem dos Teixeira, onde realiza uma série de atividades socioeducativas como práticas esportivas e recreativas, apoia a construção e recuperação de casas populares. Importante também a atenção às famílias de baixa renda. Mas o vereador tem atuação em outras comunidades como também na sede do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *