Mais Saúde

QUARTA-FEIRA SERÁ O DIA D DE COMBATE A DENGUE EM CANDEIAS

Parte das ações de combate às arboviroses, realizadas pelos agentes de endemias da Vigilância Epidemiológica – VIEP, serão mostradas na próxima quarta-feira, 30/11, Dia “D” de Combate a Dengue em Candeias, na sala de apresentação do prédio das vigilâncias do município, que está localizado em frente ao posto de emergência Luiz Viana Filho. Estudantes, pais, trabalhadores poderão visitar o local, onde os agentes estarão relatando tudo sobre o trabalho de erradicação dos vetores (Aedes aegypti) e das doenças por eles causadas.

Novembro é o Mês Nacional de Combate às Arboviroses e, no município, a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde – SESAU, segue intensificando as ações técnicas e de conscientização nas localidades com o maior índice de infestação predial, reforçando o trabalho focal diariamente, fazendo aplicações perifocal nos PE (pontos estratégicos), indo às escolas e associações de bairro. Há ainda a realização de palestras educativas, caminhadas, alertas nas empresas no entorno do município.

Na sala de exposição, a lupa e o microscópio de trabalho estarão a disposição para a comunidade indentificar a larva do Aedes aegypti e outros artrópodes; serão realizadas pequenas palestras com as educadoras em saúde vetorial; além da exposição de um agente vestido com fantasia do mosquito Aedes aegypti e outras amostras relacionadas às atividades aos agentes de endemias.

Situação atual

De acordo com o coordenador de Endemias, Ronnie Von, o índice geral de infestação predial está em 3,4, considerado de médio risco. “É um alerta, até mesmo porque temos localidades com índice bastante alto, porque um dos nossos maiores problemas são os imóveis fechados”, disse. Até agora já foram visitados e trabalhados 103.917 imóveis. A quantidade está muito abaixo da que deve ser trabalhada até o momento, que é mais ou menos 280.000 imóveis. O coordenador explica que, com este índice, é real o risco de aparecer um surto, ainda mais pela estação, do país estar entrando no período sazonal, que é de alta proliferação do vetor.

Além das visitas e trabalhos de conscientização, é feito o bloqueio costal (fumacê), quando acontece um caso positivo de Arboviroses, seja laboratorial ou clínico epidemiológico ou se acontecer dois casos suspeitos a menos de cem metros um do outro. Os casos notificados desde o início do ano pela Vigilância Epidemiológica é um caso de Dengue; dois de Chikungunya e dois de Zica. Em qualquer um dos sintomas dessas doenças, a pessoa deve procurar um unidade de saúde. É importante que o profissional preencha a ficha de notificação de doenças compulsórias, que será encaminhada para a epidemiologia para ser providenciada as ações necessárias na localidade de origem do paciente.

Conscientização

É imprescindível que a população cuide do espaço evitando acúmulo de lixo, entulhos, eliminando depósitos que acumulam água, cobrindo tudo que possa se tornar criadouros. Cuidar das plantas, pneus, garrafas plásticas, piscina sem uso e sem manutenção, calhas e até mesmo em recipientes pequenos como tampas de garrafas, ensina Ronnie. “Observar o espaço do vizinho também é importante porque o mosquito dele também é o seu. Não podemos perder a vida com doenças evitáveis”, ressalta.

Lembrando de, em qualquer sintoma, a pessoa procurar as unidades de saúde e entrar em contato com a VIEP nos telefones 3605 2220 e 3605 1111.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *