O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva convidou o governador da Bahia Rui Costa, ambos do PT, para integrar seu novo governo. O Ministério das Cidades, extinto durante a presidência de Jair Bolsonaro (PL) deve retornar sob o comando do petista baiano.
O traquejo político de Rui e a habilidade para avançar com grandes obras teriam feito Lula optar por seu nome à frente da administração da pasta. Após dois mandatos como representante do poder executivo estadual da Bahia, Costa não pretende concorrer a nenhum cargo eletivo.
Lula já havia informado que poderia trazer pessoas de outros partidos para auxiliar nas questões econômicas do país. De acordo com informações, nomes como do senador eleito Flávio Dino (PSB-MA); do ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT) e Camilo Santana (PT-CE) são garantidos para o Ministério da Justiça ou Ministério da Segurança Pública, Casa Civil e Senado, respectivamente.
Izolda Cela deverá ir para a Educação; Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann estão cotados para ocupar a Esplanada dos Ministérios e Marina Silva (REDE), ex-ministra e deputada federal eleita poderá ocupar a Autoridade Climática. A qualquer momento todos os nomes devem ser oficializados pelo presidente eleito.