Ao som de atabaques e muita reverência aos orixás, foi dado início ao Bembé do Mercado
No largo do mercado acontece o primeiro candomblé de rua do mundo.
A alvorada, que é o rito que marca o início dos festejos, aconteceu cedinho, com danças e muita alegria por parte do povo de santo.
Para o babalorixá José Raimundo Chaves, o Pai Pote, “foi graças à vacina, que estamos retomando os festejos no meio no mercado. A vacina salva vidas. A todo mundo que está em casa digo que pode vir, que já começou o Bembé do Mercado, a maior festa de candomblé de rua do mundo”, falou com entusiasmo.
A celebração, que teve início na manhã de hoje, segue até domingo (15), e você está convidado a participar, pois terá muito bate-papo, palestras com convidados especiais, roda cultural e muito mais.
Prefeitura de Santo Amaro, aqui é trabalho de verdade!
Abertura oficial do Bembé do Mercado é marcada por sessão solene e conferência sobre resistência, tradição, salvaguarda e ancestralidade
Dos povos tradicionais à comunidade acadêmica. A abertura das celebrações oficiais pelos 133 anos do Bembé do Mercado reuniu todos os povos em uma grande festa.
Durante o evento, a prefeita Alessandra Gomes reverenciou o Pai Pote, líder religioso que preside a Associação Bebé do Mercado, e o parabenizou por empreender esforços, juntamente, com sua equipe, para realizar o Bembé depois do período pândemico.
Assim como a prefeita, os secretários Moysés Neto (Cultura); Débora Gomes (Mulher) e Mirian Nascimento (Desenvolvimento Social) também compuseram a mesa de honra e reafirmaram o compromisso da gestão em valorizar a diversidade religiosa e o povo de santo do município.
A doutora Lívia Sant’Anna Vaz @liviasantanavaz proferiu, brilhantemente, a conferência de abertura e mostrou a importância do Bembé na composição da identidade do povo negro na sua luta por resistência.
Com predominância da linguagem iorubá, os cânticos foram entoados pelos assessores da Associação do Bembé em reverência aos orixás e saudação à ancestralidade.
A mesa também foi composta por representantes da UFRB, IPHAN, IPAC, UNEB, SECULT, SEPROMI e SPM, ACBANTU, Coletivo de Entidades Negras e representantes de diversos terreiros.
A programação também contou com apresentação do grupo Acarbo – Associação de Capoeira Arte e Recreação Berimbau de Ouro, além do Samba Nova Geração. A culminância foi a celebração religiosa no barracão (Xirê).