Pela pequena extensão territorial; por ser mais fácil de montar estratégias para combater a entrada do Covid-19; por ter praticamente uma entrada e uma saída, a cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, chegou ao triste número de 1 mil casos confirmados por coronavírus. Os números superam duas cidades cidades vizinhas, São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde, ambas têm o dobro da população da cidade-ilha.
“Bastião” contabiliza no boletim datado no dia 05/9 um total de 921 casos confirmados, enquanto que São Fco do Conde bateu 900. As duas cidades são maiores que Madre de Deus tanto em extensão territorial quanto em número de população.
Aliados aos mil casos, a população madredeusense chorou a perda de 15 vidas, entre elas a do ex-prefeito Edmundo Pitagueiras e do radialista Sérgio Aguiar.
O atual gestor em exercício, Jailton Santana (PTB), acumulou toda estratégia de combate ao vírus na barreira sanitária, no entanto, até a própria população já questiona a eficiência do equipamento. Inclusive na última sessão na Câmara de Vereadores, os parlamentares também falaram da ineficiência da barreira sanitária.
As estratégias de combate são as mesmas: toque de recolher, barreira sanitária e o “fique em casa”.
Jailton ainda não se pronunciou sobre o milésimo caso na pequena cidade de Madre de Deus.