O prefeito Pitágoras Ibiapina esteve na manhã desta terça-feira, 11 de agosto, visitando as instalações da biblioteca, Professora Dalila Baptista, que será inaugurada dia 14 de agosto, dia do aniversário de emancipação política da cidade. Na ocasião o prefeito falou da importância deste equipamento para a população candeense. “A biblioteca foi fundada em 1974 e nunca sofreu uma grande reforma, e hoje a Prefeitura pôde realizar essa reconstrução e homenagear também a educadora Dalila Baptista”. relatou
Estiveram presente ainda o secretário de Juventude Robert Costa, o secretário de Obras, Rosevaldo Adorno, e o secretário de educação Cassio Vinícuis, que se lembrou do pedido feito pelo gestor, em 2017, na ocasião do projeto, para que bibliotecas no Brasil e de outros países fossem visitadas e avaliadas, para a constituição do layout que hoje se encontra nas instalações.
Neste aniversário a prefeitura Municipal vai entregar a biblioteca novinha em folha, um equipamento de primeiro mundo, que causa impacto já na entrada. O que antes da reconstrução e ampliação eram 376 metros quadrados, hoje são 700 metros de uma estrutura.
A fachada e calçada de acesso foram projetadas em linhas modernas e designer diferenciado. Ainda na entrada, um hall oferece espaço de acolhimento destinado à realização de inscrição e informação das atividades que serão realizadas no local.
A biblioteca vai contar com memorial que irá preservar e expor a história da cidade através de fotografias, quadros e obras artísticas; o espaço do leitor oferece um ambiente confortável para a leitura; a sala de acervo tem espaço composto de livros, periódicos e revistas organizados por faixa etária e diversidade de temas; o mundo da imaginação contará com vídeo games, televisão, jogos e brinquedos destinados ao desenvolvimento de atividades do público infantil; o auditório com capacidade para 60 pessoas exibirá filmes, vídeos, desenhos e documentários, além de oferecer equipamentos de som e tv para a realização de palestras e capacitações; as salas de estudos individuais e em grupo contam com ambiente silencioso e preparado para receber computadores pessoais; a conexão digital acontece com a oferta de computadores com acesso à internet para pesquisa, construção de site e blogs, artes gráficas, livros digitais; o café cultural é o espaço destinado ao consumo de bebidas e lanches rápidos, com wi-fi disponibilizado gratuitamente; as áreas externas oferecem parquinho infantil, quiosque, bancos, espaço no qual as pessoas poderão realizar atividades de leitura e lazer; as áreas administrativas e de serviços contam com deposito de livros, sala de administração, banheiros, copa e elevador.
A programação das atividades está sendo elaboradas junto às autoridades sanitárias a fim de ofertar serviços com segurança, mas só após a pandemia.